O ensino e o desenvolvimento da compreensão leitora são sustentados num processo de questões sobre o texto.
A criança tem de ser ensinada a fazer perguntas ao texto, para que se dê a compreensão e para que possa prosperar na leitura.
Pois «Por compreensão da leitura entende-se a atribuição de significado ao que se lê, quer se trate de palavras, de frases ou de um texto.» (Sim-Sim, 2007:7)
Antes de iniciar a leitura de um texto, a criança deverá:
- perceber qual o objectivo da leitura do texto;
- com base no título ou imagem ser capaz de inferir o conteúdo do texto;
- activar e mobilizar conhecimentos prévios sobre o tema do texto;
- colocar perguntas ao texto.
Foi a partir do título e das ilustrações do livro de Luísa Ducla Soares, “Dr. Lauro e o Dinossauro”, com ilustrações de Pedro Leitão, que o professor Francisco Clérigo levou os alunos a anteciparem o conteúdo da história. Depois de reunirem algumas ideias, os alunos escreveram histórias com base no título e ilustrações. Os textos produzidos foram lidos. A história original foi lida por colegas da turma do 3º ano. Chegou, então, a altura de confrontarem a história "Dr. Lauro e o Dinossauro” original com as que eles inventaram.
sábado, 27 de fevereiro de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário