Programa Nacional de Ensino do Português

O Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) procura responder à necessidade de melhorar o ensino da língua portuguesa no 1º Ciclo do Ensino Básico, particularmente nos níveis da compreensão de leitura e da expressão oral e escrita.


sexta-feira, 14 de maio de 2010

Formas de tratamento, saudação e agradecimento

A professora Ana Golaio trabalhou, na última tutoria, as formas de tratamento, saudação e agradecimento. A brincar também se aprende!


No Aeroporto

António: – Olá! Eu sou o António Silva. Estou no aeroporto à espera de um grande amigo, o João Tavares. Ele vem passar as férias a Lisboa e vem com a prima, a Ana Paula. O avião já aterrou, por isso acho que estão quase a aparecer ali...
António: - João! Estou aqui!...
João: - Que bom voltar a ver-te! Como estás?
António: – Estou óptimo, obrigado.
João: - Lembras-te da minha prima Ana Paula?
Ana: – Que prazer em voltar a vê-lo! Como está?
António: – Para mim também é um prazer voltar a encontrá-la.
João: – Mas porque é que vocês não se tratam por tu? Deixem-se de cerimónias.
António: – Com certeza. Também concordo.
Ana: – Também acho. É muito mais prático.
António: – Bem, eu tenho ali o carro para vos levar ao hotel. Tenho pena de não vos receber em minha casa, mas... tenho um apartamento muito pequeno...
João: – Por favor. Não tens de ter pena... nem tens de te incomodar connosco. Está muito bem assim.
António: – E já cá estamos. Este é o vosso hotel.



No Hotel

Recepcionista: – Boa tarde. Façam favor....
João: – Boa tarde. Temos uma reserva de dois quartos individuais. Um em nome de João Pedro Tavares e outro em nome de Ana Paula Martins.
Recepcionista: – Só um momento.... Ah! Exactamente. Cá está: A Sr.ª D. Ana Paula tem o quarto n.º 806.. O Sr. Tavares tem o quarto n.º 817.
Não se importam de preencher aqui esta ficha com os vossos dados pessoais? Depois vou precisar dos vossos passaportes também. É só por um instante, por favor.
João: - Com certeza.
Recepcionista: – Muito obrigada. Aqui têm as chaves. O elevador fica à direita. Os quartos ficam no 8º andar.
Ana: - Obrigada.
João: - Muito obrigado
João: - Que bom! Ainda bem que estás aqui! Que bom voltar a ver-te! Como estás?
Ana: – Claro que me lembro! Que prazer em voltar a vê-lo! Como está?
João: – Mas porque é que vocês não se tratam por tu? Deixem-se de cerimónias









1 comentário:

  1. Excelente Blog, bastante interessante e enriquecedor para quem se interessa pelo "Bom Português" e por actividades que enriqueçam desde cedo os nossos jovens.

    Continue, óptimo trabalho

    ResponderEliminar