Programa Nacional de Ensino do Português

O Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) procura responder à necessidade de melhorar o ensino da língua portuguesa no 1º Ciclo do Ensino Básico, particularmente nos níveis da compreensão de leitura e da expressão oral e escrita.


quinta-feira, 1 de abril de 2010

"Há coisas do caneco!"

José Fanha nasceu em 1951. É arquitecto, professor e formador de professores, poeta, escritor de histórias e poesia para a infância. Guionista de televisão e cinema. Percorre escolas e bibliotecas orientando oficinas de escrita e comunidades de leitores.

"Há coisas do caneco"

No café do senhor João ouvi um homem a dizer para o outro: "Há coisas do caneco!". Fiquei de boca aberta. Nunca tinha visto ninguém a dizer aquelas palavras e ainda por cima com aquele estilo todo.
"Há coisas do caneco!"

Bolas! Via-se logo que o homem era mesmo um homem crescido. Daqueles que fazem a barba e que toda a gente fica a ouvir o que eles dizem e respondem-lhe: "O senhor tem toda a razão! Há coisas do caneco!"

Fui a correr para casa. Pus-me ao espelho a dizer:
"Há coisas do caneco!" Virei-me um bocadinho para o lado e voltei a repetir: "Há coisas do caneco!"Ainda não estava bem. Puxei as abas do casaco, pus uma sobrancelha levantada e o ombro a descair: "Há coisas do caneco!"

Ao fim de umas quinhentas vezes pareceu-me que estava bem. Já sei dizer "Há coisas do caneco!" com um grande estilo. A cabeça de lado, os olhos meio fechados, a sobrancelha levantada.

"Há coisas do caneco!"

Assim que souber o que aquilo quer dizer estou completamente pronto para ser um homem crescido.

in Diário Inventado de um menino já crescido, José Falha

Sem comentários:

Enviar um comentário